sábado, 29 de março de 2014

Amigos Livros


Levante a mão quem aprendeu o alfabeto através de música! Defendo que é uma das melhores maneiras de ensinar crianças: brincado e deixando que elas se divirtam. E eu me diverti tanto que me tornei amante das letras, da leitura, dos livros! Ler, pra mim, só traz benefícios: conhecimento, estímulo à imaginação, aprimora o vocabulário, relaxa e os livros são ótimas companhias.
É lamentável que haja tantas pessoas que não gostam de ler, inclusive não veem a menor graça em abrir um livro, mesmo que seja fininho, e ler/viver aquela história até o fim. Penso que pode ser da natureza de cada um gostar ou não de ler, mas também creio que o estímulo é muito importante, tanto em casa quanto na escola. Geralmente, quando os pais tem o hábito de ler e fazem questão de transmitir isso aos filhos, há grandes chances dos filhos se interessarem pela leitura. Meu pai não era um homem estudado, nem completou o 1º grau, mas vivia com livros pra lá e pra cá. E os vendia. Sim, ele era vendedor de enciclopédias e coleções. Uma delas marcou a minha infância: O Mundo da Criança. Conheci obras e autores importantes através dela. Hoje essa coleção é uma publicação multimídia “para atender as expectativas das crianças do século XXI”. Que expectativas são essas? Será que as crianças do século XXI já nascem ansiando por uma vida virtual? Não entendi isso. Outra coleção não menos importante como estímulo à leitura foi Para Gostar de Ler.
O meu lamento em relação a quem não lê ou lê raramente aumenta quando vejo tantas pessoas com curso superior completo que não redigem um texto e/ou não falam duas frases sem erros grotescos de grafia, concordância, regência. É doído, triste conviver com isso. E é real. Eu tento, oportunamente, estimular aqueles que convivem comigo a ler, sempre. Mas não é fácil fazer brotar esse hábito em quem cresceu pensando que livros não fazem diferença na vida de ninguém. Ainda assim, persisto.
Não pensem vocês que sou uma leitora compulsiva. Não sou. Tenho enorme prazer em ler e não fico longe dos livros, porém sou comedida. E minha grande torcida é para que esses tais livros virtuais não consigam substituir os livros de prateleira. Adoro ir à livraria escolher o meu livro no meio de tantos outros, ficar com vontade de comprar vários ou de voltar pra comprar outros pelos quais me interessei naquele momento. E o cheirinho de livro novo!? E os marcadores de livro!? E ganhar um livro com dizeres carinhosos na primeira página!?
Quero livros enquanto viver, como amigos! Para que eu aprenda, evolua, imagine mais e sempre!

Levante a mão quem tem amigos livros! 

Um comentário: